Jeitinho brasileiro

Acabo de ler um post sobre hábitos brasileiros que os estrangeiros residentes no Brasil, ou em visita ao país por causa da Copa, avaliaram como positivos e disseram que gostariam de levar apara seus países. Achei interessante este olhar de fora, a partir do estranhamento. Entre os aspectos citados estão nosso costume de abraçar, de dividir o mesmo copo de caipirinha, a mesma cuia de chimarrão, sem frescura, de dar carona, generosamente, até a quem acabamos de conhecer, de tomar banho, vários se possível, ao longo do dia, de almoçarmos como reis, entre outros. Claro que não poderiam esquecer o famoso “jeitinho brasileiro” que eu sempre achei que fosse mais defeito que qualidade. Pois não é que o resultado da tal pesquisa apresentada no texto me fez repensar?! Seguinte: para um entrevistado, o nosso jeitinho de resolver as coisas parte de uma visão otimista, de acharmos que tudo, até a última instância, tem jeito. E não é o que sempre dizemos? Só não se dá jeito pra morte, meu filho, para o resto temos sempre o nosso jeitinho brasileiro.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2010/05/estrangeiros-listam-dez-exemplos-que-o-brasil-poderia-exportar-2898352.html

16 comentários sobre “Jeitinho brasileiro

  1. Olivia Alves disse:

    É legal ver que muitas vezes nós mesmos nos colocamos um monte de defeitos mas na verdade há muita coisa boa pra valorizar também! Às vezes precisa um olhar externo para nos despertar pra isso… Mas tá valendo 🙂

    Beijo!

  2. Então… também li essa reportagem e também me peguei pensando, mas, ao contrário de você, não me convenci. Bradei em alto e bom som um “É um equívoco! Estão confundindo improviso com jeitinho!!” Essa maneira de dar jeito nas coisas NÃO é o “jeitinho brasileiro”. O jeitinho brasileiro parte do pressuposto que sempre arrumamos uma forma de se dar bem em cima dos outros. Continuo achando que eles confundiram duas coisas similares, mas distintas, mas ainda estou pensando sobre isso 😉
    Até!

      • Somos duas!!! Conhece uma música que diz assim: “…a diferença do que se pensa e o que se faz… isso nos coloca em rota de colisão, estamos em rota de colisão…” ? Adivinha de quem? hahahaha

    • Então, acho o jeitinho o drible, a finta, o inesperado criativo. É algo completamente diferente do gol de mão, da falta que ninguém percebe, da vantagem desonesta. Sabe por que nenhum outro país tira petróleo do mar? Porque só o Brasil deu um jeitinho nisso, que é bem complexo. Eu por exemplo, acho tua opinião perfeita. Mas nada me tenta mais do que dar um bom jeitinho nela, hum?

Deixe um comentário